"Os leitores extraem dos livros, consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o veneno." Nietzsche

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

OS HISTORIADORES E OS CONCEITOS

História
         Pode-se entender a História como o campo disciplinar que tem por objetivo entender e compreender o “homem” e as “sociedades” através do tempo. Pelo estudo do passado, buscam-se o entendimento das diversas configurações/esferas nas quais os homens vivem, sejam elas sociais, econômicas, políticas, culturais, etc, e de como o homem, enquanto “sujeito histórico”, interage dentro dessas configurações e se constitui identitáriamente. A História é a disciplina que estuda e problematiza o passado, partindo das questões que o presente do historiador suscita e impõe, analisando temporalmente as continuidades, as permanências, as rupturas, as transições e transformações que são pertinentes aos homens e às sociedades humanas.

Historiografia
      Historiografia é a área de estudos que tem por objetivo a análise e a reflexão sobre a produção intelectual referente à história ou a determinados temas históricos em tempo e lugares específicos. Uma “historiografia” pode ser considerada também como o conjunto das especificidades que caracterizam uma produção historiográfica, tais como a escrita, os temas, as tendências e os paradigmas teóricos pertinentes a uma dada historiografia.

Objeto de estudo
         Objeto de estudo em História é todo e qualquer documento, evento e situação ocorrida e/ou relativa ao passado que seja pertinente a um estudo histórico. Sendo, portanto, em sentido lato, o passado o objeto de estudo da História, procuram-se as especificidades deste passado, em que consiste, como se estuda, quais os limites epistemológicos desta objetividade, como essa objetividade se relaciona com os instrumentos de pesquisa de que dispõe o historiador e com sua própria subjetividade, e de quais são as condições de existência, apreensão e compreensão desse passado objetivo.


Um comentário: