"Os leitores extraem dos livros, consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o veneno." Nietzsche

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

IMPORTÂNCIA DA HISTORIOGRAFIA

A historiografia tem um papel fundamental para o historiador na contemporaneidade. Coetâneo ao ato de fazer história está o de pensar sobre o processo de escrita da história e da construção dos paradigmas teóricos e metodológicos que fundamentam a operação historiográfica. Para que o historiador esteja habilitado, teoricamente falando, a trabalhar com essa disciplina, seja na pesquisa e/ou na docência, é condição sine qua non o conhecimento e a reflexão acerca das formas diversas que a história, enquanto conceito e prática profissional, social, cultural e política assumiu através do tempo e das sociedades.
O conceito de história tem assumido significados e características diversas ao longo do tempo. Desde os gregos até o advento das filosofias da história no final do século XVIII, passando por positivistas, marxistas, Annales, pós-modernos, a história vem sendo pensada sob os auspícios das mais diversas concepções teóricas, sendo constantemente ressignificada e arranjada de acordo com os cânones teóricos e filosóficos, muitas vezes como objeto ao sabor das contingências várias, sejam elas disciplinares, epistemológicas, políticas, acadêmicas, pedagógicas, etc.

Um comentário:

  1. Primeiro tenho que falar sobre o nome de seu Blog, CLIOMANIA (Clio, uma das nove musas... Sendo filha de Mneumosine e Zeus, essa é, justamente, a inspiradora da História e, naturalmente, dos historiadores). Mania de Clio, ou seja, mania de História. Epíteto interessante e inteligente para seu espaço!!! Quanto ao texto acima, tenho que concordar com tudo, uma vez que a prática histográfica tem uma importãncia viceral para se pensar o tempo e a influência do homem dentro desse tempo. Também venho aqui para dizer que escrevi um texto em meu blog chamado "Não perdemos... Tornamos-nos Albatrozes", uma brincadeira alegórica pensando no acontecido de sexta-feira em nossa greve e em analogia com o poema "O Albatroz", de Charles Baudelaire (Retirado das "Flueurs du mau"). No rodapé tu vais encontrar um oferecimento. Vai encontrar seu nome lá... Espero que goste, pois é um texto bastante curto, porém fala muito.

    Obs: Sua namorada parece uma pessoa muito querida e inteligênte, desculpe se minhas emoções atrapalharam ou influenciaram em uma primeira impressão. O fato é que eu quero que diga a ela que peço desculpas pelo embaraço e que receba o meu carinho e respeito. Obrigado, amigo!!!!
    http://cronutopia.blogspot.com/

    ResponderExcluir